Comer a Sua Maneira Melhora Sua Saúde

Manteiga x Margarina – Polemica Eterna
8 de maio de 2014
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A fome e a obsessão são alguns dos sentimentos experimentados caso você já tenha feito uma dieta rigorosa de perda de peso. A verdade é que há muitas dietas por aí alegando ser o milagre da perda de peso, mas você já considerou que pode ser melhor apenas seguir uma dieta saudável e equilibrada?

Pense nisso por um momento. Uma dieta equilibrada fornece carboidratos, proteínas, gorduras, vitaminas, minerais e fibras na proporção certa.

Carboidratos: estes são o componente mais abundante dos alimentos que comemos e são importantes para a energia. Os carboidratos são convertidos em glicose, utilizados pelo organismo para produzir ATP (trifosfato de adenosina – energia do corpo). Os carboidratos podem ser obtidos de grãos integrais, frutas, vegetais, legumes e produtos lácteos com baixo teor de gordura.

Proteínas: também são muito importantes e são necessários para a construção e reparação de tecidos. Você deve consumir proteínas magra o mais rápido possível. As proteínas magras são proteínas com pouca gordura, especialmente gorduras saturadas. Fontes de proteína magra incluem peixes, aves sem pele, produtos lácteos com baixo teor de gordura e leguminosas.

Gordura: Pura fonte de energia. Para reduzir o risco de desenvolver doenças cardíacas, você deve evitar gorduras saturadas e gorduras trans, tanto quanto possível.

Fibra: São encontrados apenas em alimentos vegetais e ajudam a evacuação intestinal.

Tornando Isso Possível

Você deve lembrar que os maus hábitos morrem com dificuldade, é, portanto, importante ir com as coisas devagar. Faça mudanças nos seus hábitos alimentares lentamente e permaneça asim. Você pode querer começar por mudar o tipo de lanches que você come ou experimentar bebidas com baixo teor calórico. O importante é levar as coisas aos poucos, com ações realistas e determinadas.

Os hábitos saudáveis ​​que você poderia tentar incluem:

  • Ir incorporando shakes de proteína em seu plano diário de refeições.
  • Comer pelo menos 2 xícaras de frutas e 2 xícaras de vegetais por dia.
  • Comer pelo menos 170g de grãos diariamente. Pelo menos metade dessas porções devem ser grãos inteiros. Uma porção de grãos é igual a cerca de 3/4 xícara de cereal seco; 1 fatia pequena de pão; ou 1/2 xícara de cereal cozido, macarrão, arroz ou outros grãos.
  • Comer 2 ou 3 porções de produtos lácteos com baixo teor de gordura diariamente. Uma porção de leite é 1 xícara de leite, 1 xícara de iogurte ou  42g de queijo natural. Fontes de cálcio não lácteas, como o suco de laranja fortificado com cálcio, são uma ótima alternativa para aqueles que não comem produtos lácteos.
  • Escolha alimentos caseiros e frescos em vez de alimentos embalados ou processados ​​para limitar a ingestão de sal.
  • Ao cozinhar, use gorduras monoinsaturadas, como azeite ou óleo de canola, tanto quanto possível em vez de manteiga ou margarina.
  • Escolha um objetivo de consumo de calorias que seja ideal para o seu corpo e nível de atividade. Depois de ter feito isso, você saberá exatamente quantas calorias você precisa diariamente, em vez de rotular certos alimentos bons ou ruins com base no seu conteúdo calórico

 

Dicas para escolher comida.

  1. Reduzir o tamanho das suas porções pode ser uma maneira muito eficaz de gerenciar seu peso sem desistir de nenhum dos alimentos que você gosta.
  2. Uma dieta com baixo teor de gordura irá ajudá-lo a gerenciar seu peso e reduzir seu risco de desenvolver doenças cardíacas. Limite os alimentos ricos em gordura.
  3. Limite de alimentos e bebidas com alto teor de açúcar. Beba água no lugar de bebidas com alto teor de açúcar.
  4. Sempre coma seus vegetais. Os vegetais são ricos em vitaminas e minerais.
  5. Beba álcool em quantidades moderadas (não mais de 2 bebidas por dia para um homem e uma bebida para uma mulher).

Lembre-se sempre, coma de forma saudável para se manter saudável.

 

Se você mora em Manaus e precisa e ajuda pra ter uma alimentação saudável, entre em contato conosco para saber como podemos ajuda-lo.

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