fundo parallax

Manteiga x Margarina – Polemica Eterna

8 de maio de 2014
Algumas Diferenças Entre Adoçantes
7 de maio de 2014
 

No café da manhã é quase sempre presente o pão com Manteiga ou Margarina, mas qual é o mais saudável?

E ssa discussão é sempre polemica e antiga. Em se tratando de um alimento importante para nosso corpo, que é do grupo dos óleos e das gorduras que são responsáveis por fornecer energia ao nosso organismo. Porem a maioria dos alimentos contem lipídios em sua composição, isto faz com que o consumo de manteiga e margarina seja algo que precisa de muito cuidado para não ultrapassar a cota de ingestão diária recomendada e a elevação de colesterol.

A grande verdade é que são alimentos que agradam o paladar da maioria das pessoas, alem do que faz parte da cultura de muitas pessoas. O pão normalmente é acompanhada da margarina ou manteiga. Então já que se trata de alimentos que marcam presença constante na mesa das pessoas, nada mais natural que saber qual delas é mais saudável.

Então afinal qual escolher?

"Elas fazem parte do grupo das gorduras e alem de terem um ótimo sabor, compõem parte importante de nossa alimentação

 

A Manteiga é bastante presente na área culinária e de confeitaria.

De origem animal a manteiga e extraída do leite, principalmente do de vaca. Existem vários tipos de manteigas onde se diferencial os sabores e texturas. As principais vantagens da manteiga está seu processo de fabricação quase artesanal e com poucos aditivos, praticamente só o sal, é um alimento feito de forma natural e muito apreciado por causa do seu sabor. Já como desvantagem ela é bem mais cara, rica em colesterol e gordura saturada que são vilões do coração.

Por muito tempo a manteiga foi vilã por causa do seu alto índice de colesterol, porem com novos estudos verificou-se que o fato de ser um alimento natural acabou pesando positivamente a seu favor.


A Margarina se tornou muito popular por conta de seu preço muito menor e também por algumas marcas que se assemelham muito ao sabor da manteiga.

 

A Margarina veio para ser mais econômica.

Como o preço da manteiga não é acessível a grande parte da população, a margarina surgiu como alternativa para que todos possam saborear seu café da manha

Sendo mais barata a margarina se tornou mais popular e a partir disso estudos sobre os efeitos dela no organismo foram feitos. .

Podendo ser tão saborosa quanto a Manteiga, a Margarina se diferencia principalmente pela sua origem e método de fabricação..

A principal vantagem da margarina sem dúvida é seu preço que poe ser cerca de 6 vezes menor que o da manteiga. Seu sabor muitas vezes se assemelha, porem como desvantagens temos seu método de fabricação que totalmente processado e cheio de aditivos como corantes e conservantes. Apesar de ser de origem vegetal ela é rica em gordura trans, que chega a ser pior que a gordura saturada

Enfim cabe a você decidir o que lhe serve melhor depois de entender as principais vantagens e desvantagens de ambas. Porém o que se deve manter em mente quando se fala de Margarina e Manteiga é que qualquer uma das duas são ricas em gorduras e devem ser consumidas com muita moderação.

2 Comentários

  1. Fernanda disse:

    Eu prefiro manteiga mesmo, mas não abuso dela. É mais saborosa!

    Beijinhos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

quatro + 2 =

0
0
Quer Baixar Nosso Ebook?
Aprenda 7 Refeições Simples e Nutritivas, É Grátis.
Preencha Seus Dados e Obtenha o Ebook
Agora Curta Seu Ebook
Esperamos Que Seja Útil
Baixar